Se você está considerando um sistema de segurança residencial – completo com holofotes, sensores de movimento e câmeras de última geração – pode ser um choque saber que as câmeras, o coração e a alma de qualquer sistema de vigilância, são propensas a intromissão e aquisições por hackers qualificados. Uma vez conectados ao seu sistema, os hackers podem ter a capacidade de comprometer seu equipamento, roubar seus dados e aterrorizar sua casa .
De acordo com o especialista em segurança Gregory Hanis , as invasões de câmeras de segurança doméstica só vão piorar. Câmeras de segurança doméstica são vulneráveis, populares e oferecem acesso direto às vidas das vítimas.
Embora essa informação possa ser difícil de engolir, nada disso é para dissuadi-lo de investir em um pacote de segurança total de paz de espírito. Na verdade, o que realmente queremos fazer é direcionar nossos holofotes para o hardware de vigilância mais seguro que você pode comprar hoje. Os fabricantes de câmeras de segurança precisam tomar medidas mais proativas, e é por isso que estamos colocando algumas das câmeras mais populares umas contra as outras em um cartão de pontuação de segurança.
Autenticação de dois fatores
As senhas são ótimas, mas, como vimos, existem maneiras de uma câmera ser comprometida. É por isso que a autenticação de dois fatores ganhou força. Ele oferece uma camada adicional de proteção além de apenas inserir uma senha para acessar sua câmera.
Obturador de privacidade
Você tem medo de que alguém esteja te observando? Os obturadores de privacidade desabilitarão sua câmera para evitar que o vídeo seja transmitido ou gravado. Normalmente, isso é conseguido desativando eletronicamente a alimentação da câmera. Isso pode ser feito de várias maneiras, inclusive com um aplicativo, pressionando um botão na própria câmera ou com uma tampa física que cobre a câmera.
Armazenamento local
Muitas pessoas temem que as imagens de vídeo capturadas por câmeras de segurança e posteriormente enviadas para a nuvem possam ser interceptadas por um hacker ou potencialmente assistidas por uma pessoa não autorizada. Com o armazenamento local, os vídeos da câmera são armazenados no dispositivo em um cartão de memória. As câmeras que se preocupam com a privacidade devem oferecer essa opção, de preferência como uma alternativa para a nuvem.
Zonas de detecção
Câmeras de segurança inteligentes podem capturar vídeo automaticamente quando o movimento é detectado. Os mais eficazes podem até usar o reconhecimento facial para separar estranhos de familiares e amigos conhecidos. Modelos com zonas de detecção, no entanto, eliminam a necessidade de câmeras para gravar imagens constantemente devido ao movimento redundante. Com zonas de detecção, você pode selecionar quais áreas em um quadro monitorar.
Reconhecimento facial
A redução de alertas falsos também pode ser obtida com a ajuda do reconhecimento facial. Câmeras com essa capacidade podem ser programadas para gravar apenas quando rostos desconhecidos são gravados. Quando você está em casa, o reconhecimento facial não grava ativamente quando detecta um rosto familiar. Isso também pode fornecer um melhor senso de privacidade se uma câmera for compartilhada entre membros da família, pois pode ser usada para impedir que alertas sejam enviados sempre que uma pessoa estiver visível e, em vez disso, enviar alertas apenas quando uma pessoa desconhecida aparecer.